O Pastor, a Porta e as Ovelhas

The Shepherds | J. Richards

Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: 
Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; 
mas as ovelhas não os ouviram.
João 10,7-8

O Evangelho deste Domingo encontra-se divido em três momentos fundamentais:

  1. Jo. 10, 1 -5: Jesus faz uma analogia. Jesus é a porta e, por isso, quem entra e sai nela, encontra sempre pastagens e lugares onde descansar. É simples... 
  2. Jo. 10, 6: Há um parêntesis, muito característico de S. João, a explicar que os discípulos não entenderam as palavras de Jesus. 
  3. Jo. 10, 7 - 10: Jesus torna a explicar a parábola para que os discípulos a compreendam.
No que toca a temáticas, o trecho é rico: fala das ovelhas, da porta, do pastor, dos salteadores... tudo linguagem simbólica, claro está, mas com uma grande profundidade.

Ora, o Evangelho começa por denunciar as falsas portas, ou seja, existem certas portas que usam aqueles que fazem o mal, muitas vezes escondidas e afastadas da vista para que por elas possam entrar e sair sem dar nas vistas. As denominadas 'portas do cavalo' são prejudiciais à nossa vida e são frequentes nela. Entrar pela porta das traseiras, torna a vida impessoal e obscura, pouco clara e, muitas vezes, dupla. Parece que estamos sempre a tentar esconder alguma coisa, que não queremos contacto com as pessoas e que não queremos que se intrometam na nossa vida... É mau... 

A nossa vida só pode ter uma porta, por onde entramos e saímos, onde recebemos e despedimos. a nossa vida tem de ser uma porta; mais, tem de ser uma porta aberta, escancarada, sem segredos nem mistérios, aberta para que todos possam entrar e sair livremente... É disto que Jesus fala no Evangelho. Ele é a Porta, aberta, pronta a acolher de quem d'Ele se aproxima, sem segredos, sem sombras. Ele é uma Porta que nos conduz às grandes pastagens do amor de Deus.

Em segundo lugar, fala-nos de uma voz que é facilmente reconhecida. Mas, hoje-em-dia, no meio de tantas vozes, no meio de tanto ruído e de tanto barulho, a voz do pastor tende a ser confundida. Há muitas ofertas, muitas solicitações ou, parafraseando o Evangelho, há muito lobo vestido de ovelha. Então, como reconhecer a Voz? A Voz de Deus tem de nos levar até à Porta... tudo o que nos desviar da Porta, esses são os salteadores e as vozes ruidosas do Mundo, que atraem mas não levam a lado nenhum!!! 

Por fim, Jesus fala da vida: «Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância». Afinal, a porta, a voz, o pastor só têm uma missão, cuidar das ovelhas. 

O Bom Pastor | Catacumbas de Calisto
Estamos mais habituados à continuação do Evangelho em que Jesus se apresenta como o Bom Pastor. É mais fácil identificar Jesus com um Bom Pastor do que com a Porta, é certo, mas as imagens são igualmente belas... Os primeiros cristãos identificavam Jesus como o Bom Pastor e, por isso, as primeiras imagens de Jesus são precisamente as do Bom Pastor, tal como nas catacumbas de Priscila, de Calisto ou de Domitila.

Mas, o mais importante neste capítulo X do Evangelho de João são as ovelhas. Quer a porta, quer o pastor apontam para as ovelhas, isto é, apelam ao cuidado do rebanho. Esta função de pastoreio, muitas vezes entendia no sentido clerical, é para todos. Todos podemos ser guardas do rebanho, pela nossa vida clara, aberta, disposta a acolher e a conduzir todos à Porta Verdadeira, a Cristo. 

Que a nossa vida seja uma porta que conduz à Porta, que a nossa vida seja uma porta aberta, sem segredos, mas escancarada à presença e ao dom do Outro e dos outros.

Neste Domingo, rezemos por todos aqueles que tem uma função de pastoreio (Bispos, Padres, Religiosos, Catequistas, Coordenadores...) e por todos nós para que possamos ser, também, guias dos irmãos neste caminho que fazemos... 

E, para terminar, recordo aqui as palavras de S. João Paulo II, no dia 22 de Outubro de 1978:
Irmãos e Irmãs: não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o Seu poder! E ajudai o Papa e todos aqueles que querem servir a Cristo e, com o poder de Cristo, servir o homem e a humanidade inteira! Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! Ao Seu poder salvador abri os confins dos Estados, os sistemas económicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem "o que é que está dentro do homem". Somente Ele o sabe!

Bom domingo!


Comentários