O Trono da Sabedoria

Participei, ainda não há muito tempo, de uma conferência sobre a importância de Nossa Senhora nos Dominicanos.

A devoção a Maria é antiga na Ordem dos Pregadores e, por isso, quem lê a Vitae Fratrum (Volume pertencente às Fontes Dominicanas) percebe bem o valor e a devoção que a Ordem, desde os começos, teve e ainda tem a Maria. 

Das invocações mais antigas, na Ordem, era a de Maria, Trono da Sabedoria ou Sede de Sabedoria. Isto é, a figura de Maria, com o menino sentado ao seu colo, ele que é a Sabedoria. Por isso, esta imagem ficou na nossa tradição.


Porém, hoje celebramos o Patrocínio de Nossa Senhora sobre a Ordem dos Pregadores, segundo uma lenda:

São Domingos foi arrebatado num sonho à presença de Cristo. Viu, então, frades e irmãs de todas as Ordens Religiosas, mas não viu nenhum da sua Ordem e, por isso, entristeceu-se. 
Jesus pergunta-lhe:
- Que tens Domingos? 
Ele respondeu:
- Estou triste porque vejo tantos irmãos e irmãs de tantas Ordens e não vejo um só da minha!
Jesus responde-lhe:
- Não te inquietes! 
Fez um gesto a sua Mãe e esta abriu-lhe o manto. Jesus continuou:
- Não te inquietes! Os teus filhos, entreguei-os ao cuidado de minha Mãe.
Então, debaixo do seu manto estavam todos os filhos e filhas de Domingos.

É uma lenda que quer significar este cuidado mariano sobre a Ordem e, assim, explica toda esta devoção mariana nos Dominicanos.

Deixo, também, uma parte da oração composta por São Tomás de Aquino À Bem-Aventurada Virgem Maria:

Ó beatíssima e dulcíssima Virgem Maria,
Mãe de Deus e cheia toda de piedade
Filha do supremo Rei, Senhora dos Anjos
Mãe de todos os crentes
No seio da vossa piedade entrego
hoje e todos os dias da minha vida
o meu corpo e a minha alma
e todas as acções:
pensamentos, vontades, desejos, 
palavras, acções
toda a minha vida e todo o meu fim:
Para que, pela vossa intercessão, sejam encaminhados para o bem
segundo a vontade do vosso amado Filho
Nosso Senhor Jesus Cristo;
Para serdes em mim, ó minha santíssima Senhora
auxílio e consolação
contra as insidias e ciladas do Mal
e de todos os meus inimigos.
Amén.

Maria, Sede da Sabedoria, rogai por nós!

Comentários