Que dia!!!

O dia de hoje foi cheio...

De manhã cedo tivemos Missa do Dia da Transladação de Nosso pai S. Domingos, tive aulas, alguns afazeres académicos, re-encontros (a nossa amiga inválida Raquel Dias regressou à Católica), apresentamos uma aula de arte medieval...

Regressei ao convento para o almoço com os irmãos que, neste dia especial, foi mais festivo.

Não tendo tempo para mais, saí disparado para a Católica e fui à primeira reunião para a Dissertação de Mestrado com o director da Faculdade e com os orientadores... Sim, já a tese!!!
Estavam 30 graus e fiz toda a Avenida Lusíada a pé e ao sol... 'Quem corre por gosto não cansa'!
Fiquei com o tema que queria e o professor incentivou-me! Creio que, apesar da dificuldade, vou conseguir... Deus me ajude!

Terminada a reunião, voltei ao convento, debaixo do mesmo sol, bebi água e fui à última conferência do CRC. Chegamos ao Convento pelas 20h30 e jantamos. 

E, como ainda tinha alguns emails para responder, fui trabalhar um pouco, mas não podia deixar de escrever alguma coisa aqui.

Mas deste dia, queria destacar duas coisas:


A primeira diz respeito a S. Domingos e à memória que hoje a Ordem celebra.

São Domingos quis ser sepultado no meio dos irmãos, aos seus pés e no coro. Mais tarde, os frades foram transferidos para o Convento Arquiepiscopal de Bolonha, construído de novo. Claro está que S. Domingos não podia ficar ali abandonado e foi transladado para o novo convento. 

Dizem as fontes dominicanas que, quando abriram o caixão, os frades foram surpreendidos por um odor parecido a um agradável perfume que saía do corpo de fr. Domingos.

O Padre Mestre hoje, na sua homilia, exortava-nos a sermos, à imagem de S. Domingos, este bom odor de Cristo, vivendo uma vida agarrada a Cristo e ao Evangelho. Podem ler mais detalhamente em Retalhos da Vida de um Padre

Que S. Domingos nos ajude a ser este perfume agradável na vida dos Homens do nosso tempo.

A segunda coisa que queria destacar é o encontro do Papa Francisco com o Presidente Trump. 

Um amigo meu mandou-me uma imagem que, como diz a sabedoria popular, 'vale mais que mil palavras'. 

O Papa oferece a Trump três presentes: uma medalha do seu pontificado, a encíclica 'LAUDATO SÍ', a EVANGELI GAUDIUM e a mensagem para o Dia Mundial da Paz. 

Mas bem, deixo a imagem... Ela fala por si!


Que, neste mundo tão abalado pela guerra (não apenas bélica, mas de valores), sejamos este bom odor de Cristo e sinais de que a paz é um caminho possível porque impregnado de Cristo.

Pax Christi! 

Comentários