Semana das Vocações ou das respostas?

E eles disseram: 
Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
Ele disse-lhes: Vinde, e vede. 
Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia;
João 1, 38-39

Meus caros amigos, 
começou, já no Domingo passado, a Semana de Oração pelas Vocações, mas eu acho que se devia chamar a esta semana 'Semana de Oração pelas Respostas'. 

Há algum tempo atrás ficaram um pouco chocados quando disse que: «Não há crise das vocações». Acharam estranho e eu arrematei: «Há crise de respostas à Vocação!». 

De facto, creio que já falei disto aqui, a palavra VOCAÇÃO vem do latim (VOCARE), que significa chamar. Ora, é Deus quem chama e, por isso, não se pode dizer que há crise de chamadas - porque Deus não se cansa de chamar - mas há crises de repostas, de aceitação, daquele 'FIAT' ou 'Faça-se, tal como Maria deu, aquando da Anunciação. 

Quando os padres se queixam da falta de vocações, deviam queixar-se era da falta de respostas a Deus, falta de atenção em escutar a voz de Deus quando chama. Isso sim...

Mas, mesmo assim, não podemos dizer que haja verdadeiramente uma crise. Ao analisarmos a história da Igreja, vemos que sempre períodos em que houve muitos vocacionados e outros períodos em que não houve tantos. Os tempos mudam, há uma mudança de mentalidade, uma cultura do imediato, uma dificuldade em fazer compromissos para a vida (profissionais, sociais, religiosos...)...

Uma vez, um Bispo do Porto, num encontro sobre as Vocações, enquanto que os padres se queixavam da falta delas, levantou-se e disse: «Senhores Padres, nós não podemos mudar o Evangelho. O Senhor disse-nos: "A messe é grande e os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a messe". Se Jesus nos disse isto, queremos ser nós a mudar o Evangelho?».

Nós, que dissemos 'Sim' nalgum momento da nossa vida, não nos devemos sentir os 'maiores', mas rezar para que outros possam ouvir o apelo do Senhor e virem trabalhar para a Messe. É isto que se nos é pedido... faça-mo-lo!

E todo este discurso porquê? Porque fui convidado para ir dar o meu testemunho vocacional a um colégio a turmas do oitavo e nono ano! Será amanhã...

Começarei precisamente pela passagem que acima citei... e com ela justificarei o meu percurso vocacional - amanhã publicarei o que disse àqueles adolescentes - e espero que o meu testemunho (não o meu exemplo) os inspire a responderem ao convite de Jesus. 

A minha vida de vocacionado do pós-seminário, desenrolou-se muito à volta deste esquema. Ao aproximar-me da Ordem, depois das conversas iniciais, fui convidado a estar numa comunidade, a ir e ver como é que os dominicanos viviam, sem compromisso, mas com seriedade. 

Era como que me tivessem lançado o mesmo convite: «Vem e vê como é a nossa vida». Eu fui, vi e fiquei, não só aquele dia, mas espero que toda a minha vida. Assim Deus me ajude...ou como dizem na nossas celebrações: «Queira Deus consumar o bem que em ti começou!».

Meus amigos, 
esta é, sem dúvida, uma semana de oração. Não é só para os frades e freiras, padres e bispos rezarem, mas cabe a toda a comunidade cristã pedir o dom da vocação para a Igreja e, sobretudo, pedir que hajam as condições e ambiente necessários para que o 'Sim' possa ser dado.

Que durante esta semana rezemos pelas pessoas consagradas e que conhecemos, mas rezemos, também, por todos os jovens para que não tenham medo de dizer 'Sim', ou 'Faça-se', ou 'Aqui estou'. Rezemos para que os jovens estejam atentos à voz de Cristo que os chama - não com vozes, visões ou aparições - mas no quotidiano, nos irmãos, em todas as situações da vida.

E, se algum jovem lê estas publicações, que se deixe questionar por Deus. Ele que nos dirige a pergunta: «Queres dar-te a Mim?».

Para terminar, deixo a Oração pelas Vocações (e respostas): 

Fisher of men | J. Richards | Lc. 5, 5 - 11

A Ti, Maria, jovem filha de Israel,
que conheceste a inquietação do coração juvenil
diante da proposta do Eterno,
olha com confiança os jovens do nosso tempo.
Torna-os capazes de acolher o convite do teu Filho
a fazer da vida um dom total para a glória de Deus.
Fá-los compreender que servir a Deus sacia o coração,
e que só no serviço de Deus e do seu reino,
se realizam segundo o divino projeto,
e a vida se transforma num hino de glória à Santíssima
Trindade.
Ámen.

Comentários