In memoriam...

In Memoriam... Fr. Francolino Gonçalves, OP

Fonte: PÚBLICO
Geralmente, os intelectuais e estudiosos que conheço são humildes, simples, não querem adulações nem se vangloriam com os seus graus académicos, nem muito menos das suas qualidades. É de um intelectual assim, mas sobretudo de um irmão, que quero fazer memória hoje. 

Quando comecei a estudar teologia, são vários os nomes de referência que nos são apresentados. Ouvimos falar de um Karl Rahner, de um Hans Urs von Balthasar, de um Ratzinger, de um Walter Kasper, de Yves Congar, de um Chenu... enfim, um relambório de nomes de grandes teólogos que são como que pontos de referência. Outros, porém, não se inserem nestes 'famosos teólogos', mas são igualmente importantes. 

Pena tenho eu de que os professores não citem estes pequenos-grandes autores e estudiosos, que dedicaram a sua vida ao estudo e ensino da Sagrada Escritura e com descobertas belíssimas e de um grande rigor científico. 

Assim, hoje, logo pela manhã, telefonaram-me para o quarto a dar a notícia de que o Frei Francolino tinha falecido, em Jerusalém esta madrugada, com doença prolongada. 

Dele, tenho recordações bonitas, como a de uma conversa em que lhe manifestava os meus receios no que toca ao estudo e ao que ele me respondeu: «Tu sabes que eu dediquei a minha vida a estudar a Bíblia. Mas, sabes uma coisa? Ainda hoje tenho receio quando me comprometo a estudar ou a fazer alguma coisa. É normal...» ou do último email que trocamos: «Obrigado pelas felicitações e pelas orações. Bom estudo e bons exames sem medos! Abraço.»

Assim o quero recordar: Homem simples e inteligente com bom humor e disponível mas, sobretudo, um grande irmão mais velho.

As exéquias serão no dia 17 de Junho.

Descanse em Paz!

****************

Abaixo fica uma breve Biografia:

Fonte: École Biblique de Jerusalém
Frei Francolino José Gonçalves, OP 

1943: Nasceu em Corujas, Macedo de Cavaleiros. 
1960-65: frequentou o Studium Sedes Sapientiae, Padres Dominicanos, Fátima. 
1965-67 e 1968-69: Faculdade de Teologia, Collège Dominicain de Philosophie et de Théologie, Ottawa (Canada) obtendo o grau de Leitor em Sagrada Teologia (1967) e de Mestre em Teologia (1969).
1969-75: Partiu para a École Biblique et Archéologique Française, Jerusalém como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian (1970-75).
1970-1971: Da Pontifícia Comissão Bíblica obteve os seguintes graus: Bacharelato (1970) e Licenciatura (1971) em ciências bíblicas.
1980-1985: Frequentou, também, o Institut Orientaliste, Université Catholique de Louvain, Louvain-la-Neuve (Belgique)onde obteve a Licenciatura(1981) e o Doutoramento em filologia e história orientais (1986).
1987: Frequentou, ainda a Universidade de Lisboa, onde se doutorou em História da Antiguidade.
Em Setembro do ano 2000 recebe o Doutoramento Honoris Causa, pela Universidad San Martín de Porres, Lima, Peru.
Em 2010 foi constituído Membro de Academia Portuguesa da História, sob o título de “Académico de Mérito”.
Em 2011, recebeu o Prémio “Pedro Hispano”.
Recentemente era membro e conselheiro da Pontifícia Comissão Bíblica.

Depois dos seus estudos, continuou em Jerusalém, como docente, embora visitasse Portugal várias vezes ao ano, nas quais aproveitava para realizar numerosas conferências na sua área de estudo (Profetas). 



Comentários