Sorrir pelas lágrimas

Hoje de tarde, quando passei pela estação de Metro, estava um rapaz com um cartaz na mão e nele estava escrito: «É hoje que me vais sorrir?». 

E, como estava à espera que o semáforo ficasse verde, via a reacção das pessoas que saiam do a estação: umas nem olhavam, outros olhavam e seguiam em frente, outras continuavam com cara cerrada, outras, ainda, olhavam desconfiadas e só algumas é que sorriam. Quando passei, sorri ao rapaz e ele agradeceu. Mas, voltei atrás e perguntei-lhe o que fazia ele ali. E ele respondeu: «Hoje é o Dia Mundial do Sorriso, mas por aqui está difícil». 

Geralmente, nos dias mundiais disto ou daquilo - por isso é que não gosto destes dias! - as pessoas fazem actividades para honrar os dias, como por exemplo, oferecer uma flor no dia da mãe, levar a namorada a jantar no dia dos namorados, etc. Mas hoje, pelo que me contou aquele jovem, não acontecia isso. Estranho!!!

De facto, hoje em dia, as relações e contactos visuais quase não existem. Se formos no Metro, por exemplo, tudo com o telemóvel na mão, 'iPad' para jogar, livros - esta ainda é a melhor opção! - música nos 'headphones'... vive-se para as máquinas!  

Mas bem, isto apenas foi uma chamada de atenção e, para além de tudo, aquele rapaz é exemplo de coragem.

E este episódio fez-me lembrar de um outro acontecimento...

Quando me faleceu um amigo, eu fiz uma carta que servia de introdução ao livro que foi publicado com textos dele (publicado aqui neste blog) e ontem recebi o 'feedback' do texto. Uma das pessoas que comentou o texto foi a mãe deste meu amigo e dizia assim: «... tocou-me! Gostei de tudo o que li e revi nessas suas palavras o que ele era e como ele era. Agradeço-lhe esta carta que leio e releio com afecto quase todos os dias para manter a memória viva com as coisas boas que ele viveu. Mas, tocou-me muito aquela frase em que diz: 'Obrigado! Obrigado pelo teu sorriso através das lágrimas que derramavas...'. Esta frase ao mesmo tempo que me corta o coração, faz-me sorrir!»

Que tenhamos a capacidade de sorrir a todos e com todos porque, se um Cristão não é portador da alegria, então muito dificilmente existirão pessoas alegres. 

Como dizia São Paulo: «Alegrai-vos sempre no Senhor! Novamente vos digo: alegrai-vos!».



[Na primeira imagem está o Mr. Bean porque, sempre que me lembro dele, sou como que obrigado a  sorrir].

Comentários