Pôr-se a caminho

Luz, terna e suave no meio da noite
Leva-me mais longe...
Não tenho aqui morada permanente 
Leva-me mais longe...

É assim que, durante o Advento, rezamos na oração da noite, chamada Completas. Assim começo esta publicação por causa da morada permanente de que fala o hino.

Encontro-me em peregrinação com um grupo de voluntários e amigos da João 13. Já não é o primeiro ano que a fazem, embora seja o primeiro ano em que nela participo, já que o ano passado foi em tempo de aulas e há prioridades...

Gosto de peregrinações por vários motivos:

1. Todas as religiões têm momentos de peregrinação. O judaísmo faz peregrinação para recordar o êxodo; o Islão faz uma grande peregrinação para recordar a viagem que Maomé fez até Meca; o Cristianismo tem peregrinações para recordar não só a vida itinerante de Jesus, mas para nós fazer recordar como a nossa vida é um peregrinar constante.

2. As peregrinações fazem-me lembrar a itinerancia dominicana. Lembro-me do caminho que S. Domingos fazia desde Fanjeaux até Prouille, ou as peregrinações de São Tomás até França, etc... itinerantes e Pregadores! 

3. As peregrinações são momentos de encontro: com os outros peregrinos, com Deus e connosco próprios.

São os meus motivos e pode ser que cada um tenha os seus motivos e propósitos.

Quando me falaram na possibilidade de poder fazer esta peregrinação, não hesitei. Tinha várias intenções para o fazer, muitas delas pessoais e de ordem mais espiritual. Por isso aqui estou... A peregrinar até Fátima.

Custa, há momentos de dificuldade, mas vamos indo e forçando e lá vamos conseguindo, umas vezes sozinhos, outros acompanhados e o importante é não parar, tal como me dizia um noviço hoje: "Frei, se não poder correr, não corra! O importante é ir caminhando!". Lá está... um encontro que me fez aprender.

Hoje, depois do almoço, afastei-me do grupo por uns momentos e fiquei ali uns minutos e foi estranho ouvir a natureza a falar. Nos que vivemos em Lisboa - a grande cidade - estamos mergulhados em ruído. Chegar ao meio do campo e ouvir a natureza... que dom! Lá está... um encontro que me fez perceber.

Também é bom peregrinar porque vamos percebendo as nossas limitações e fragilidades, sobretudo físicas, e vamos percebendo que a força espiritual pode superar o fracasso físico. Lá está... um encontro que me fez ver a minha própria vida.

Apenas com isto... Já valeu a pena pôr-me a caminho.

Que Maria acompanhe cada um dos peregrinos...

Pax Christi!

Comentários